segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Introdução e conclusão

As aulas de laboratório proporcionam uma aprendizagem mais ampla e desperta o interesse em se aprofundar e evoluir como estudante, pesquisador e profissional na área de nutrição, além de descontrair um pouco do cotidiano
Para uma vida saudável é importante se ter uma dieta variada, equilibrada e moderada, cada um dos grupos contém alimentos necessários para o bom funcionamento de nosso organismo. Uma forma coesa de avaliar as porções diárias é levando como base a pirâmide alimentar, que distribui os vários tipos de alimentos e as proporções que devem ser ingeridas

Nesta aula o objetivo era analisar as porções da pirâmide alimentar, orientar as pessoas para uma dieta saudável, observar como deve ser composta uma alimentação diária ,criar uma base para montar um cardápio correto, exemplo:para uma pessoa com determinado peso, altura, idade , estilo de vida , entre outros 




Conclusão 
Os objetivos não foram alcançados com sucesso pois muitos grupos erraram em algumas porções. Não adianta querer consumir muito de um tipo de alimento e não consumir nada de outro, o ideal é comsumir de tudo um pouco e um pouco de tudo.
Quando conseguimos equilibrar nossa dieta e seguir os princípios da pirâmide alimentar, conseguiremos ter uma vida mais saudável e livre de doenças, além de um envelhecimento mais lento e uma maior longevidade. Se além de ter uma alimentação saudável com base na pirâmide, fizermos exercícios físicos freqüentemente, a qualidade de vida também é aumentada em muito.

Piramide alimentar

Para ajudar as pessoas a terem uma dieta com esses três itens, variedade, equilíbrio e moderação, o governo dos Estados Unidos criou a Pirâmide Alimentar, que é um desenho de uma pirâmide dividida em seis partes que representam os seis grupos de alimentos que devemos consumir diariamente.  Os grupos são os seguintes: carboidratos, frutas, legumes, carnes (feijão e ovos), laticínios e gorduras (e doces).
Cada um dos grupos contém alimentos necessários para o bom funcionamento de nosso organismo. Os carboidratos fornecem energia, as frutas e os vegetais fornecem fibras, vitaminas e minerais, os laticínios são a principal fonte de cálcio para os ossos além de também fornecerem proteínas responsáveis pelo crescimento. O grupo das carnes e ovos fornecem além de proteínas responsáveis pelo crescimento, também uma série de nutrientes como vitaminas do complexo B, fósforo, zinco, ferro, magnésio entre outros minerais. E o grupo das gorduras e doces fornecem a dose de gorduras que nosso corpo necessita para o crescimento e formação hormonal.
Como podemos ver, os alimentos, de cada grupo, não fornecem todos os nutrientes necessários ao nosso organismo. Portanto, é importante, consumir uma grande variedade de alimentos dentro e entre os grupos da pirâmide. Com moderação, “qualquer alimento” pode encaixar-se em um padrão alimentar que oferece qualidade e boa saúde.
A quantidade de alimentos e as calorias que cada indivíduo deve consumir diariamente dependem do seu estilo de vida, da sua idade, altura, peso, da prática ou não de atividade física, além das suas preferências e hábitos alimentares. Neste caso, na nossa aula prática não levamos em conta as calorias e sim as porções feitas para um adulto.
De modo geral os grupos foram irregulares em algumas porções da recomendação diária, principalmente na porção de leite e derivados que é muito fácil de ultrapassar, recomenda-se consumir apenas 3 porções diárias de leite e derivados, mas muitos dos grupos acrescentaram 1 ou 2 a mais.

Outra irregularidade foi a porção das verduras, legumes e hortaliças que ao invés de colocar porções a mais, iguais a do leite, colocaram a menos. Devemos tomar cuidado com a quantidade de um mesmo alimento nas porções das hortaliças, pois quase ninguém gostaria de comer 2 pratos de sobremesa de folhosos, para que seja agradável ao consumidor é recomendado que coloque variedades de vegetais. Exemplo: 5 fatias de tomate + 1 prato de sobremesa de folhosos.

  • Grupo dos Açúcares:
  • 1 a 2 porções 1 porção equivale a 110 Kcal
    grupo dos açucares
  • Grupos de carne bovina, suína, peixe, frango e ovos
  • 1 a 2 porções 1 porção equivale a 190 Kcal
    grupo carnes
  • Grupo das Hortaliças
  • 4 a 5 porções 1 porção equivale a 15 Kcal
    grupo dos legumes
  • Grupo do Leite e Produtos Lácteos
  • 3 porções 1 porção equivale a 120 Kcal
    grupo dos leites
  • Grupo de Óleos e Gorduras
  • 1 a 2 porções 1 porção equivale a 73 Kcal
    grupo dos óleos
  • Grupo dos Pães, Cereais, Raízes e Tubérculos
  • 5 a 9 porções 1 porção equivale a 150 Kcal
    grupo dos pães